O jornal eletrônico de Águas Claras • Sábado, 20 de Janeiro de 2018

0

Cuidado

Morador encontra escorpião na frente de seu prédio

Um morador na Rua das Figueiras, em Águas Claras, relata que estava na frente de seu prédio quando percebeu algo em seu pé, era um escorpião do tipo venenoso (identificável pelas garras finas). Felizmente ele não foi picado. A foto do aracnídeo foi enviada ao Aqui Águas Claras para alertar a população do risco.

 

 

Não é a primeira vez que um animal peçonhento é encontrado nas ruas da cidade. Em redes sociais, moradores relatam seus “achados”: ratos, cobras, barbeiros. Recentemente um membro do grupo Amaac publicou foto de uma cobra encontrada no Parque Águas Claras:

Imagem: Facebook / AMAAC

 

Publicidade

 

Como agir

A farmacêutica do Centro de Informações Toxicológicas do DF Sandra Márcia da Silva afirma que o escorpião ataca como um mecanismo de defesa. “O escorpião vai picar a partir do momento que você pressioná-lo. Você vai calçar um sapato e introduz o pé onde ele está, você vai pressioná-lo e a resposta dele é a picada”, explica.

Segundo especialistas, uma boa forma de manter a casa livre de escorpiões é manter os ralos dos banheiros fechados. Se não houver um mecanismo próprio, pedaços de borracha ou plástico podem ser usados para vedar o buraco.

Na maior parte dos casos, o acidente é leve e os sintomas são apenas locais, como inchaço na área e formigamento. Nestas ocorrências, o paciente fica em observação no hospital e não precisa tomar o soro escorpiônico. Em alguns casos, no entanto, o veneno pode causar danos ao pulmão e alterar a frequência cardíaca.

Sandra explica que, em caso de acidente, o paciente deve lavar bem o local da picada e, se possível, aplicar uma compressa de gelo para aliviar a dor. Em seguida, é preciso se dirigir a uma unidade de saúde do DF – a exceção é o Hospital de Base, que não tem atendimento de clínica médica.

O Centro de Informações Toxicológicas também oferece esclarecimentos por telefone. O número é 0800-644-6774.

 

Henrique Terceiro / AquiÁguasClaras

 

Comentários

}