O jornal eletrônico de Águas Claras • Sábado, 21 de Julho de 2018

Cuidado no trânsito

DF registra queda de 39% de mortes envolvendo idosos no trânsito.


0

Segundo dados do Detran, neste ano, 63% das vítimas fatais com mais de 60 anos eram pedestres.

 

De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 22 mortes de pessoas com mais de 60 anos em acidentes de trânsito. O número é 38,8% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 36 pessoas dessa faixa etária foram vítimas fatais.

 

Segundo a Gerência de Estatísticas do Detran-DF (Gerest), tanto em 2016 quanto em 2017 cerca de 63% das vítimas fatais com mais de 60 anos eram pedestres. No ano passado, dessa faixa etária, foram 23 pedestres mortos e, neste ano, foram registrados 14 óbitos. O estudo da Gerest revela que a maior incidência de mortes no trânsito de pessoas com mais de 60 anos ocorre no período da manhã, entre 6h e 12h. Os dados apontam ainda que, em 2017, a maior parte dos acidentes com vítimas fatais dessa idade ocorreram no fim de semana.

 

Publicidade

 

Em agosto o Detran iniciou o curso “Pedestre: sua atitude, sua segurança”. As aulas proporcionam aos alunos noções sobre a legislação de trânsito, cuidados durante a locomoção, além de debates sobre as boas condutas no trânsito. O principal público têm sido pessoas com idade entre 60 e 80 anos.

 

Condutor idoso

No DF são 1.689.563 condutores habilitados, desses 19% (321.937) tem mais de 60 anos. De acordo com a legislação, o condutor com mais de 65 anos deve realizar a renovação da CNH a cada três anos. No ano passado, 25 motoristas idosos envolveram-se em acidentes de trânsito com vítimas fatais, em 2017, foram 21 condutores. A maior parte das ocorrências foi de colisão.

 

O idoso, seja condutor ou passageiro, tem direito ao uso de credencial destinada ao estacionamento em vaga exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar indevidamente nessa vaga é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Neste ano, foram registradas 2.225 infrações por estacionamento irregular em vaga reservada ao idoso.

 

 

Detran promove blitz educativa no Dia do Idoso

No próximo domingo (1°/10), é comemorado o Dia do Idoso. Para celebrar essa data e incentivar o respeito ao idoso no trânsito, o Detran promoverá uma blitz educativa. As equipes de fiscalização e educação de trânsito estarão no Parque da Cidade e contarão com o apoio de 30 idosos nas atividades de conscientização de motoristas e pedestres. A ação será realizada, a partir das 9h, próximo ao parque Ana Lídia.

 

Via DETRAN-DF / Imagem: Zero Hora

 

Publicidade

 

Comentários

}