O jornal eletrônico de Águas Claras • Sábado, 23 de Junho de 2018

0

Diversão & Eventos

Café: um hábito saudável

No dia internacional do café, saiba mais sobre os benefícios e produção desse pretinho básico que faz parte da cultura dos brasileiros

Cada vez mais, o café se torna um hábito saudável. Antes encarado como vilão, atualmente a bebida representa um ganho para a saúde das pessoas em diferentes aspectos. Que tal aproveitar uma data que celebra o Dia Internacional do Café, 14 de abril, para descobrir um pouco mais sobre esses benefícios, além de ficar por dentro de algumas curiosidades que permeiam esse patrimônio gastronômico mundial?

Um estudo sobre o tema, publicado na revista New England Journal of Medicine, mostra que homens e mulheres que tomam café têm menor risco geral de morte que aqueles que não tomam. Outro ponto que pode interessar muita gente por aí é que a bebida também contribui para o emagrecimento, já que possui cafeína, um ótimo estimulante. Além disso, o café possui propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento das células.

Mas para usufruir de todos esses benefícios, é imprescindível saber se o café que chega a sua mesa tem o controle de qualidade necessário, garantindo que o produto escolhido tem procedência confiável! Segundo o especialista Rodrigo Castro, diretor de produção do Café do Sítio, o processo precisa ser bem rigoroso em todas as suas etapas, desde a escolha dos grãos até o empacotamento do pó que as pessoas usam em casa.

 

Publicidade

“Na fábrica o processo de produção precisa priorizar totalmente a qualidade do produto, pois ele é o responsável por dar aroma, sabor e garantir a pureza do produto. Para o consumidor a forma mais clara de comprovar isso é identificar os produtos que tenham o Selo de Pureza da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). São várias categorias, selo de qualidade, superior e gourmet, todos criados para certificar que o café não tem adulteração ou misturas e que oferece segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor”, explica.

Um pouco mais sobre o processo de produção do cafezinho que você bebe na sua casa!

O café cru, aquele que sai direto da colheita, não tem quase nada dos elementos que apreciamos na hora de saborear a bebida. Várias etapas precisam ser cumpridas com muito cuidado para se chegar ao melhor resultado possível. Que tal conhecer um pouco?

  • Tudo começa com a compra dos grãos. O café cru passa por uma rigorosa avaliação antes de ser submetido à compra. Após receber as amostras dos fornecedores para classificá-las, o especialista escolhe os grãos. Este processo é de fundamental importância para a qualidade final do produto.
  • Logo depois, vem um dos segredos para alcançar o aroma e o sabor desejado: a escolha do blend, uma receita que é composta pelos diferentes tipos de grãos que foram selecionados, assim que chegam à fábrica.
  • Torrar os grãos é uma verdadeira arte! A torrefação é responsável pela transformação do grão verde em grão torrado para a confecção da bebida. Esse desenvolvimento está relacionado com o tempo e a temperatura utilizados durante o processo. Um detalhe curioso, que também interfere bastante no processo de produção do café, é que as cores dos grãos obtidos durante a torrefação influenciam diretamente no sabor e aroma do produto.
  • Após torrado, os grãos passam por um sistema de resfriamento. O resfriamento é um processo sucessivo, que visa condensar no interior do grão as substâncias aromáticas, responsáveis pelo aroma e sabor do café.
  • Enfim, chegou a hora dos grãos virarem pó. Depois de torrados eles são triturados até se transformarem em pó fino. A moagem é feita em moinhos apropriados, observando-se a granulação correta. A atenção aqui vai para a espessura e peso do grão, onde é possível saber se ele está dentro do padrão. O processo de moagem prepara o café para uma filtragem mais rápida e uma extração melhor do aroma e sabor da bebida.

 

Uma maratona e tanto! E só depois de tudo isso, é que o café estará pronto para ser embalado e chegar à casa das pessoas com toda a qualidade e sabor!

 

Publicidade

 

Via assessoria

Comentários

}