O jornal eletrônico de Águas Claras • Domingo, 19 de Agosto de 2018

0

Tecnologia

Por que o Siri achava que o hino nacional da Bulgária era ‘Despacito’?

Um caso curioso de confusão com inteligência artificial surgiu recentemente. Até recentemente o Siri, programa da Apple que se comunica por meio de reconhecimento de voz e inteligência artificial, estava cometendo o erro de achar que o hino nacional da Bulgária era o hit Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, segundo o site de tecnologia CNET.

 

 

Não está claro o por quê disso, já que o hino nacional da Bulgária se chama “Mила Родино”, transliterado “Mila Rodino” (Ó querida pátria). Muitos usuários fizeram o teste, perguntando aos seus iPhones qual era o hino do país do Leste Europeu, e o resultado os impressionou. O Siri respondia com o hit de reaggaton que em agosto ultrapassou Gangnam Style e se tornou o vídeo mais assistido do Youtube de todos os tempos.

 

Publicidade

 

“Mila Rodino” é o resultado que você acha na Wikipedia, e também se fizer uma pergunta ao Google Assistant. Então fica a questão: de onde será que o Siri tirou isso?

 

Uma hipótese é que o problema vem da recente mudança de provedor de busca do Siri, que antigamente usava o Microsoft Bing e resolveu mudar para o Google semana passada.

 

Mas até que este mistério se resolva, a Bulgária continua sendo vítima desta difamação virtual, para o bem ou para o mal.

 

Comentários

}