O jornal eletrônico de Águas Claras • Domingo, 27 de Maio de 2018

DF Plaza

Exposição comemorativa retrata a história de Águas Claras com fotografias


0

Com direito a bolo, a abertura da 4ª Exposição “Grande Águas Claras” no DF Plaza comemorou o aniversário de debutante da região administrativa com grande estilo

Na noite desta terça-feira (8), às 20h, foi aberta a 4ª Exposição “Grande Águas Claras” no Espaço Cultural do DF Century Plaza, localizado na Rua Copaíba. A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças para a Região Administrativa, incluindo a administradora regional Jerusa Ribeiro; o ex-administrador de longa data e presidente da Aciac Valdeci Machado; o presidente da Amaac Roman Dario Cuattrin e o diretor Marcelo Marques, além de empresários e personalidades da imprensa.

Organizado por Bertolucci JC e curado pelos jornalistas-fotógrafos Oswaldo Reis e Wanderlei Pozzembom, a mostra conta com 80 fotografias de diversos autores, retratando desde a região na década de 1990, com as desapropriações de 53 chácaras da extinta Zoobotânica para a construção do metrô, até os dias atuais. Sob a ótica destes fotógrafos, é possível observar o crescimento vertical da área central da cidade, além das regiões de Arniqueiras, Areal e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), todas pertencentes à 20ª Região Administrativa.

Foto: Leila Porto / Aqui Águas Claras

Em destaque estão as obras dos irmãos Joaci e Josélia Crispim da Silva. Ele professor de artes plásticas e ela professora de música e fotógrafa. Os dois uniram suas técnicas para fazer uma leitura interessante da cidade: Josélia produziu fotografias que se transformaram em pinturas nas mãos de Joaci. Os trabalhos foram compilados no book “Eu amo você, Águas Claras – Registro histórico em fotografias e pinturas de uma cidade debutante”, distribuída no evento com autógrafo dos autores. O livro contém, além das pinturas e fotografias, poesias em homenagem à cidade e seu aniversário. “Este conjunto nos levou a criar uma espécie de book para Águas Claras porque, fazendo 15 anos, Águas Claras é uma debutante, e como debutante merece uma coisa poética e cheia de amor”, explicou o artista Joaci Crispim.

 

Publicidade

Também foi montado um “museu laboratório” da fotografia, para o visitante ter uma ideia de como era o processo analógico de se revelar uma fotografia, muito antes da febre de se tirar belas paisagens da cidade nas redes sociais.

Cerimônia

O apresentador João Carlos Bertolucci agradeceu os participantes e falou sobre a importância da mostra para memória da região. A administra regional Jerusa Ribeiro parabenizou os organizadores e idealizadores da mostra. “Esta exposição simboliza uma esperança de termos sempre uma cidade melhor”, falou a administradora. O diretor da Mirante Incorporações Jonas Jamil Lessa Lopes, destacou a importância do complexo empresarial para a geração de empregos na região num momento de crise em que a nação vive: “Quando falamos no DF Plaza, estamos falando em 5 mil empregos diretos e tantos outros indiretos”.

Cantando parabéns para Águas Claras; foto: Leila porto/Aqui Águas Claras

Ao som de saxofone, os participantes puderam apreciar as obras expostas e confraternizar. Em certo momento, um bolo de aniversário foi colocado à mesa onde os convidados cantaram parabéns. Uma celebração digna de uma cidade debutante.

Veja as imagens

 

Henrique Terceiro / Aqui Águas Claras

 

Publicidade

Imagens: Leila Porto

Comentários

}