O jornal eletrônico de Águas Claras • Domingo, 27 de Maio de 2018

Notícias

Samuel Bortolin fala sobre superação e empreendedorismo em Águas Claras


0

Com paralisia cerebral, ele superou todas as expectativas completando a maratona triathlon e aplica sua determinação no mundo dos negócios

Histórias de sucesso são sempre inspiradoras, mas o caso de Samuel Bortolin também é algo que toca e nos faz pensar sobre o limite do possível.

Nascido em Barreiras (BA), prematuro de gêmeos, sendo o único que sobreviveu ao parto; a família logo seria informada do destino que ele levaria para a vida.

Samuel na mesa adaptada construída pelo pai; imagem: reprodução / Facebook

Desde pequeno, andar, falar e executar atividades motoras básicas eram desafios que deviam ser superados com muito esforço dele e de sua família. A mãe o arrastava com um lençol até ele aprender a engatinhar; o pai construiu um andador de madeira para que o pequeno Samuel pudesse se manter em pé; além de fazer tratamento durante 10 anos no Hospital Sara Kubitschek em Brasília.

 

Publicidade

A partir da adolescência, começou a ficar recluso e deprimido, com sentimento de rejeição e impotência por não desfrutar de uma juventude como todos os outros. Ficou de cama por três meses, tempo em que sua situação física reverteu pela falta de fisioterapia. Foi neste momento que resolveu dar a volta por cima.

Mudando-se para São Paulo, passou a exercitar, fazer caminhada e retomou à fisioterapia. Enquanto isso, cursava Direito, e se pós-graduou em São José do Rio Preto.

Samuel completando a prova de triathlon; imagem: arquivo pessoal

Sempre se superando, Samuel já caminhava 7km por dia quando seu personal o aconselhou a entrar na corrida. Daí para a pedalada e à natação foi uma questão de tempo

Em 2017, Samuel participa da maratona de triatlo Challenge Brasília, onde as três modalidades — 750km de natação, 20 km de ciclismo e 5km de corrida — são percorridas em série. Samuel se tornou o primeiro triatleta com sua condição no mundo a completar a prova.

Empreendedorismo

Mas não é só nos esportes que o triatleta aplica sua tenacidade. Samuel também fala sobre como vencer desafios no mundo dos negócios. Gestão, liderança, coordenação de equipes e gerência são alguns dos tópicos tratados em sua palestra, dia 22 de maio, na academia Acuas Fitness de Águas Claras.

 

Publicidade

Vale a pena ouvir um relato tão vivo de perseverança e superação, tanto para a carreira profissional, quanto para a saúde e bem-estar de vida.

Palestra: O que é possível? Uma vida de superação.

Palestrante: Samuel Bortolin

Dia 22 de maio, às 19h

Local: Acuas Fitness unidade Águas Claras
Av. das Castanheiras, Ed. Big Center

Ingressos: diretamente na academia Acuas Fitness ou pelo site

 

Henrique Terceiro / Aqui Águas Claras

Comentários

}