O jornal eletrônico de Águas Claras • Sexta Feira, 17 de Agosto de 2018

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Administração Pública

Águas Claras vai ganhar novo acesso pela EPTG

O projeto tem previsão de entregar as obras em 2019, com recursos do próprio DER

Quem mora em Águas Claras sabe o problema diário de trânsito que a cidade vertical de Brasília apresenta. Com cerca de 148 mil habitantes, divididos em 52,5 mil domicílios, são recorrentes os engarrafamentos, que podem se estender por quilômetros caso haja algum acidente nos gargalos da cidade.

Uma solução seria aumentar o número de acessos para Águas Claras, e é esta a proposta do Departamento de Estradas e Rodagens (DER): uma nova saída para Águas Claras a partir da EPTG, com previsão para conclusão em 2019 e orçamento de R$ 5 milhões.

A nova saída de Águas Claras terá 2km de extensão, com duas faixas em cada sentido, ligando o balão de interseção entre a Avenida Pitangueiras e a Avenida Parque Águas Claras. O DER planeja, também, ciclovias. A previsão é de que a licitação seja concluída ainda neste ano para que as obras sejam entregues no fim do primeiro semestre de 2019. “Essa terceira saída de Águas Claras só será possível, porque houve uma doação da parte do terreno da residência oficial do governador para o Parque de Águas Claras.

 

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Nós aproveitamos para que, na divisa, fosse feita a locação para as pistas. O recurso orçamentário vem do próprio DER”, afirmou o diretor-geral do DER no DF, Márcio Buzar.

Para o especialista em trânsito Márcio Andrade, além da pista, é preciso fazer estudos de impacto da construção. “Qualquer obra nova que surge causa impacto. Alguns condomínios têm cinco ou seis torres, e as famílias, mais de um carro”, disse Andrade. Segundo ele, a terceira saída deve minimizar o estresse no tráfego, causado pelo tempo de espera do motorista em meio aos congestionamentos. “Isso causa risco de segurança no trânsito, pois o condutor quer ganhar o tempo perdido. Depois que ele sai da retenção, acelera mais e fica desatento”, alerta o especialista.

 

Com informações de Correio Braziliense e DER

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