O jornal eletrônico de Águas Claras • Terça Feira, 19 de Junho de 2018

0

Bancos

Crise dos caixas eletrônicos: população tem dificuldade de sacar dinheiro em Águas Claras

Pendências judiciais com o Banco24Horas deixam terminais há dias sem dinheiro, e muitos cidadãos na mão.

 

Quem tentar sacar dinheiro ou pagar as contas em Águas Claras esta semana talvez fique frustrado com as poucas opções disponíveis. Para os correntistas do Banco do Brasil, a agência eletrônica na Av. das Castanheiras (Ed. Estação XVI) vai fazer falta. Ela foi fechada para reformas.

 

O Banco do Brasil mais próximo se encontra há dez quadras de distância, no Águas Claras Shopping, que neste dia de vencimentos provavelmente terá mais filas que o normal.

 

Publicidade

 

Banco do Brasil na Avenida Castanheiras fechado para reforma / Foto: Aqui Águas Claras

 

Quem tem conta na Caixa também encontra dificuldades. Na Lotérica Castanheira, no Ed. Big Center (Onde fica o Big Box) há queixas constantes de que o sistema fica fora do ar, como ocorrido na tarde da última segunda-feira (dia 9), frustrando pessoas que tiveram como opção mais próxima a agência eletrônica do Ed. Estação XVI.

 

Mas a situação piora com os caixas eletrônicos do Banco24Horas. Pertencente à Tecnologia Bancária S.A., conhecida como TecBan, ela tem parceria com os principais bancos do país — Itaú Unibanco, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Citibank. Seus terminais distribuídos em pontos estratégicos trazem um alívio e comodidade, ou pelo menos costumavam trazer.

 

Segundo reportagem da Época, o banco está em uma briga judicial com duas transportadoras de valores terceirizadas, a Prosegur e a Protege, que cobrem cerca de 30% dos terminais. As empresas exigem um reajuste de 25% e 30% nos valores dos contratos, sob a justificativa do aumento dos custos. A TecBan negou o reajuste pois a proposta estava muito acima da variação anual do IPCA. O banco teve vitória parcial. A 16ª Vara Cível e a 11ª Câmara de Direito Privado deram metade do prazo, 90 dias, para que as transportadoras terminem de prestar seus serviços até que a TecBan contrate novas empresas. Desde então, atrasos e suspensão na realimentação dos terminais já atinge 400 terminais do Distrito Federal.

 

Em Águas Claras, o terminal Banco24Horas da Estação Arniqueiras se encontrava com defeito no dia 9/10, frustrando pessoas que utilizariam o saque para pagar a passagem. Nos supermercados Super Maia, Big Box e Dona de Casa, além de outros estabelecimentos, também há falta de dinheiro nos terminais eletrônicos. Muitos estabelecimentos comerciais se beneficiam com a presença do terminal eletrônico por movimentar clientes. Alguns pequenos lojistas lamentam a queda nas vendas com a falta de saque nos seus terminais.

 

Com informações de Época / Capa: Caixas eletrônicos do Banco24Horas.

 

Publicidade

 

Comentários

}