O jornal eletrônico de Águas Claras • Segunda Feira, 23 de Julho de 2018

0

política

Quem é o senador do Distrito Federal que votou à favor de Aécio?

Hélio José, suplente de Rollemberg, trocou o recentemente o PMDB pelo PROS, mas votou junto ao partido de Michel Temer para salvar o senador tucano.

 

O senador Hélio José foi o único deputado de Brasília a votar à favor de Aécio Neves nesta terça-feira (17). O senador tucano estava desde setembro impedido de exercer o cargo e de sair de casa à noite por decisão da 1ª turma do STF, em decorrência da denúncia do então Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fundamentadas em áudios gravados por Joesley Batista. Na votação do Senado de acatar ou não a decisão do Supremo, 44 foram à favor e 26 contrários à devolução do mandato.

 

Dos três senadores do DF, Cristóvam Buarque (PPS) esteve ausente por viagem aos Emirados Árabes, mas defendeu publicamente a cassação do senador tucano; o senador Reguffe (sem partido) votou pela cassação do mandato de Aécio; Hélio José votou à favor.

 

Publicidade

 

O senador foi suplente de Rodrigo Rollemberg e assumiu quando este deixou o senado ao se eleger para o governo de Brasília em 2014. Antes do senado, Hélio havia tentado se eleger a distrital do DF em 2010, recebendo apenas 6 votos.

 

Troca de partido

 

Há menos de uma semana o senador brasiliense anunciou a saída do PMDB para ingressar ao PROS. Ele alegou retaliação política do governo com a sua posição contrária à reforma trabalhista, aprovada em agosto pelo Senado. Temer exonerou apadrinhados políticos do senador de cargos públicos. Este é o quinto partido ao qual o senador ingressa, antes do PMDB, Hélio José já foi do PT, PSD e PMB.

 

Apesar da troca de sigla, o senador votou junto à bancada peemedebista, que nos últimos dias negociou uma aliança de votos entre os dois partidos. Com a ajuda em massa do PMDB, o governo espera dos tucanos uma posição favorável para a segunda denúncia contra temer pelo STF que será analisada pela Casa.

 

Henrique Martins / Aqui Águas Claras

 

Comentários

}