O jornal eletrônico de Águas Claras • Segunda Feira, 18 de Junho de 2018

Governo

Rollemberg cria mais cargos Comissionados em Águas Claras


0

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (AMAAC), Roman Cuattrin, em página do Facebook, chamou a atenção para o Decreto 38.514, datado de 27 de setembro assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg, criando mais cargos para a Administração Regional de Águas Claras.

 

Segundo Cuattrin, “Estamos chegando a 100 servidores”. Para ele, a esperteza nesse caso concreto, consistiu em transformar três comissionados DFA-14 em DFA-13, 2 DFA-12 e 1 DFA-10, não mexendo no orçamento, mas, aumentando em mais uma vaga para poder nomear livremente quem for de interesse do governo.

 

Segundo Roman, em ano que antecede o período eleitoral, certas facilidades sempre acontecem como “moeda de troca” em campanhas políticas.

 

Veja o Decreto:

 

 

Publicidade

 

 

Comissionados nas administrações regionais.

 

A Lei Orgânica do Distrito Federal determina que ao menos 50% dos cargos comissionados da Administração do DF sejam destinados a servidores concursados. A regra não está sendo cumprida com rigor pelo GDF, segundo o MPDFT, por meio de representantes Proregs (Promotorias de Justiça Regional de Defesa de Direitos Difusos, que protocolaram pedido junto ao procurador-geral de justiça, Leonardo Bessa, em 22 de setembro. O governo de comprometeu a lançar um plano de ajustamento às solicitações no prazo de dois meses, segundo a promotora de Justiça Hiza Maria Lima.

 

O Governo do Distrito Federal, no seu quadro global, estaria dentro da regra com 45,15% de servidores concursados ocupando cargos de confiança, mas isso se deve a desajustes dentro das diferentes unidades administrativas do governo, que incluem administrações regionais, companhias, departamentos, fundações e órgãos de outra natureza. Os dados são da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, publicados na edição de 16 de agosto do Diário Oficial do DF.

 

 

A Administração regional de Águas Claras atualmente possui 90,48% de cargos comissionados ocupados por servidores não efetivos, proporção semelhante às outras Regiões Administrativas. Em nota à imprensa, a Secretaria de Planejamento informou que nunca houve concurso público para administrações regionais do DF, e que houve um esforço do GDF para a otimização dos gastos com pessoal, cortando 4.225 cargos comissionados sem vínculo no ano de 2015.

 

Publicidade

 

 

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília.

 

Comentários

}