O jornal eletrônico de Águas Claras • Domingo, 19 de Agosto de 2018

0

Brasília

Descaso com saúde causa surto de leishmaniose canina no DF

As regiões são Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Lago Oeste. Se não for contido, pode ser espalhar para outras regiões do DF.

 

Um surto silencioso está se espalhando pela região norte do Distrito Federal. A leishmaniose canina é uma doença fatal que não apresenta sintomas imediatos ao cão, sendo seu diagnóstico muitas vezes tarde demais. Por isso a importância de uma política ampla de vacinação para a imunização da doença. O que não está sendo feito por falta de recursos e descaso do poder público.

 

O Posto de Vacinação de Cães e Gatos, localizado no Cruzeiro, está há um ano sem estoque de vacinas, nem o telefone de atendimento está funcionando. Os enfermeiros e funcionários não tem o que fazer com os casos que recebem.

Cão apresentando perda de peso causado pela falta de apetite. Um dos sintomas comuns da leishmaniose.

 

Publicidade

 

Outro cachorro no posto veterinário com aparente debilidade e desnutrição. Os sintomas da leishmaniose são variados, alguns apresentam feridas no corpo e nos olhos. De modo que somente um veterinário pode diagnosticá-la corretamente. Em alguns casos, a doença fica incubada por anos sem apresentar sintomas.

 

 

Este é o drama de um dos donos que tentou atendimento. Seu cachorro está raquítico e com feridas características da leishmaniose. Ele foi pessoalmente ao local devido à falta de atendimento por telefone. Chegando lá, foi avisado pelos médicos que só seriam feitos testes e depois de um prazo animal deveria ser levado ao sacrifício. Este está sendo o procedimento padrão em função das carências no local.

 

 

O posto pertence à Diretoria de Vigilância Ambiental, órgão de saúde do GDF, responsável por coordenar ações de prevenção de doenças em animais domésticos e de rua. Segundo funcionários do posto, há um surto de leishmaniose em Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Lago Oeste, com risco de se espalhar para outras regiões.

 

 

Publicidade

 

 

AquiÁguasClaras

 

Comentários

}