O jornal eletrônico de Águas Claras • Quarta Feira, 15 de Agosto de 2018

0

Violência

DF registra aumento de 13,6% nos casos de estupro em 2017

O número de estupros no Distrito Federal cresceu 13,6% de janeiro a novembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2016: de 551 para 626. A estatística foi divulgada na tarde desta quarta-feira (6/12) pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP), que apresentou o balanço da criminalidade na capital.

Outro número expressivo envolvendo violência sexual é o de casos registrados em um mês diferente do qual ocorreu o crime — uma mulher estuprada em janeiro, mas que só procurou a polícia em março, por exemplo. Nos primeiros 11 meses do ano, foram 814 notificações – um crescimento de 34,5% em relação às 606 ocorrências do mesmo período de 2016.

 

Publicidade

Apesar do dado alarmante, Miriam Pondaag, especialista em assistência social da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) diz que não é possível assegurar que houve aumento nesse tipo de violência. Segundo Miriam, existe uma subnotificação histórica – ou seja, vítimas que não procuram o Estado.A especialista atribui o crescimento no registro de estupros às campanhas de prevenção realizadas pelo GDF. Miriam destaca que, apenas em novembro, foram realizadas 75 denúncias do crime — 92,3% a mais do que no mesmo mês de 2016.

ISADORA TEIXEIRA

Metropoles

ISTOCK/FOTO ILUSTRATIVA

Comentários

}