Aqui Águas Claras
Notícias

Destaques

É hora de sermos família, em tempo integral!

"Ser família exige desejo e disponibilidade. Ser família, exige aceitação e paciência. É ato de amor contínuo, e tolerância inesgotável," escreve a psicóloga Rafaela Di Guimarães

Hora de arrumar a casa, e também cuidar dos que nela habitam. De repente , o mundo parou lá fora, e se intensificou dentro de nossos lares. Mas vejam só que ironia, vivíamos dizendo que não tínhamos tempo para conviver, e agora confinados em casa temos o tempo todo, mas nunca pensamos que seria tão difícil.

Ser família exige desejo e disponibilidade. Ser família, exige aceitação e paciência. É ato de amor contínuo, e tolerância inesgotável.

Situações de conflito, por mais angustiantes que sejam, geram oportunidades de crescimento. Podemos criar um ambiente de escuta, e nos apoiar uns nos outros. Aproveite este momento de reclusão, para acolher e ouvir quem está a seu lado. Aprenda com a privação social, aprenda com suas inseguranças, medos e incertezas. É hora de cuidar do que já não ia bem, e não encontrava espaço na agenda, para ser reavaliado.

Poderemos nos assustar, com os monstros e dragões que surgirão em nossas casas nestes dias… Mas não se assuste, eles sempre estiveram por aqui! Nós não tivemos tempo para percebê-los, ou simplesmente os ignoramos, por medo de ter que enfrentá-los, porque o enfrentamento é trabalhoso!
Sabe aquela “sujeirinha” que vamos varrendo pra baixo do tapete? Ela existe!

Sabe aquele “deixa pra lá”?… Ele não vai embora, enquanto você não decide lidar com ele.

Aprenda a conviver com quem está por perto, e consigo mesmo. Aprenda a SER quem você realmente é! Acolha seus sentimentos, e enfrente seus fantasmas, pois eles são reais. Abra espaço para a faxina que começa em casa, e termina dentro de nós. Tem muita coisa precisando ser colocada no lugar!

Use este tempo, para fechar sua porta para o mundo, mas abra uma janela para dentro de você, que possa inaugurar um tempo de reavaliações.Cuide de sua saúde mental, o tempo está aí: aproveite-o!…

É hora de despertar, o que pode haver de melhor, em ser família; somando forças, e recomeçando quantas vezes forem necessárias, todos os dias. As experiências difíceis, nos trazem oportunidades para repensar nossas relações; apertar nossos laços afetivos e desatar nossos nós. Isto é CONVIVER, e já era tempo de pararmos para reaprender!

Rafaela Di Guimarães

CRP 13804 [email protected] março,2020