Aqui Águas Claras
Notícias

Destaques

Gastos do GDF durante pandemia serão alvo de fiscalização especial pelo TCDF

Na avaliação do TCDF, não cabe, no atual cenário, analisar gastos pontuais, sendo necessário um exame mais complexo e abrangente das medidas adotadas pelo GDF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) está elaborando um planejamento de fiscalização específico para analisar os gastos do Governo do Distrito Federal relacionados ao combate à pandemia do coronavírus.

Em sessão virtual realizada nesta quarta-feira, dia 8 de abril, os conselheiros do TCDF destacaram que há uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que afasta a aplicação de alguns dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) durante o período em que o país atravessa a pandemia, tendo em vista a necessidade de medidas excepcionais, urgentes e imprevisíveis em todas as esferas da administração pública. Esse entendimento influencia na execução orçamentária e, consequentemente, na fiscalização realizada pelos Tribunais de Contas de todo o país.

Na avaliação do TCDF, não cabe, no atual cenário, analisar gastos pontuais, sendo necessário um exame mais complexo e abrangente das medidas adotadas pelo GDF e do impacto dessas despesas no orçamento distrital. Além disso, a atuação do Tribunal, neste momento, deve reforçar seu caráter pedagógico, no sentido de orientar os gestores públicos sobre o uso de recursos destinados ao enfrentamento da COVID-19. O planejamento de fiscalização está em fase de elaboração pelo corpo técnico e será submetido ao Plenário.

 

Via Loyana Resende / TCDF